Roberto Lopes

Roberto Lopes

Mente e cérebro, nessa ordem

Na última semana, comentei de uma coisa que demorei anos para descobrir — que a culpa da Síndrome do Pânico não é dos neurotransmissores.

De fato, a ordem natural é o estado mental determinar a química cerebral.

Sendo assim, manipular a química cerebral com remédios para produzir saúde mental não pode ser uma solução, pelo menos não uma solução permanente.

É possível usar remédios para manipular a química cerebral, mas não acredito que o estado psicológico resultante pode ser considerado saudável. É uma manipulação repressiva, imprecisa e temporária também.

A perturbação ou harmonização do estado psicológico traz como consequência a perturbação ou harmonização da química cerebral, respectivamente. Somente o fluxo nessa direção estabelece, ou restabelece, o estado saudável.

Exatamente, a origem e a solução definitiva da Síndrome do Pânico se encontra nos seus confins psicológicos, não nas prateleiras das farmácias.


Este post faz parte da série de posts que resume e com os principais pontos do livro Vencendo o Pânico sem Drogas. Clique aqui para acessar todos os posts da série.

Receba atualizações

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos e histórias sobre a superação da Síndrome do Pânico.