Roberto Lopes

Roberto Lopes

Decolando para a ansiedade

Já comentei de alguns gatilhos que fui aprendendo para a Síndrome do Pânico, como a fome, a cafeína, a agorafobia etc.

E hoje vou falar de um outro gatilho bem inusitado: aeroportos. Na verdade, não são os aeroportos em si, mas sim viagens mais longas com escala, que envolvem mais de 2 aeroportos.

Agora, parando para relembrar, foram várias as vezes em que me senti ansioso durante essas viagens, principalmente quando perto do meu destino final. Até lembro de uma vez que a ansiedade evoluiu para uma crise de pânico.

Naturalmente, essas viagens são cansativas: chegar no aeroporto, andar pelo aeroporto com malas e mochilas pesadas, esperar pelo avião, esperar no avião, voar, chegar no aeroporto, andar pelo aeroporto com malas e mochilas pesadas...

E o medo de morrer que sentia durante os voos certamente contribuía para esse cansaço, principalmente para o cansaço mental.

Até acredito que esse gatilho não seja exclusivamente por culpa de aviões e aeroportos, talvez seja apenas do cansaço inerente dessas situações.

Adoro viajar, então esse é um gatilho que não quero evitar. Pelo contrário, quero é me expor cada vez mais a essas situações, viajar cada vez mais e para lugares mais longes, até para aumentar meu (auto)conhecimento sobre esse gatilho e compartilhar mais aqui com vocês.

Receba atualizações

Deixe seu e-mail para receber novos conteúdos e histórias sobre a superação da Síndrome do Pânico.